O atraso no plantio e colheita do milho levou o Sindicato Rural de Cruz Alta a solicitar uma ação do governo do Estado no sentido de prorrogar o período do plantio de soja, inicialmente fixado em 28 de janeiro.
A situação vinha causando grande apreensão aos produtores rurais, pois as condições climáticas desfavoráveis, enfrentadas em agosto e setembro, retardaram sensivelmente o ciclo produtivo das lavouras de milho da região, o que acabou atrasando o plantio do soja da chamada “safrinha”.
Através da Regional/3 da FARSUL (Federação da Agricultura do RS), presidida pelo Sindicato Rural, o pedido foi encaminhado para a Secretaria da Agricultura do RS, que autorizou, em caráter excepcional, a ampliação do período de semeadura da soja até 7 de fevereiro.
A medida - que trouxe grande alívio aos produtores - abrange todos os municípios atendidos pelos Sindicatos Rurais que compõem a Regional/3: Ajuricaba; Catuípe; Condor; Cruz Alta; Fortaleza dos Valos; Ibirubá; Ijui; Joía; Júlio de Castilhos; Panambi; Pejuçara; Santa Bárbara do Sul; e Tupanciretã.
Com Informações do Sindicato Rural de Cruz Alta
Rádio Cidade/Jornal TC