Offline
Reunião entre Seduc e Cpers vai discutir possibilidade de suspensão das aulas por causa da onda de calor
Publicado em 24/02/2025 15:07
NOTICIAS
A possibilidade de suspender as aulas na rede estadual devido à nova onda de calor que atinge o Estado será discutida nesta terça-feira (25) em reunião entre a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e o Cpers, sindicato dos professores estaduais. A reunião, que ainda não tem horário definido, ocorre após um pedido da categoria, feito na última sexta-feira (21), para que as aulas fossem suspensas nesta semana, em razão das altas temperaturas.
Na sexta-feira, a Seduc já havia enviado orientações às escolas sobre como proceder em casos de calor extremo. Apesar da solicitação do Cpers, a secretaria mantém a previsão de manter as aulas, deixando a critério de cada instituição a aplicação das medidas estabelecidas. Algumas escolas começaram a adotar as orientações já na manhã desta segunda-feira (24).
As medidas incluem a possibilidade de alterar horários de entrada e saída para evitar os períodos de maior calor, substituição de atividades físicas, adaptação de práticas pedagógicas, ampliação da oferta de hidratação e ajustes no cardápio da merenda escolar. Além disso, as escolas técnicas devem evitar atividades pedagógicas ao ar livre durante os picos de calor.
O Cpers, por sua vez, aguarda o andamento da reunião para decidir sobre uma possível ação na Justiça, lembrando que, no início deste mês, o começo do ano letivo foi adiado em três dias após uma decisão judicial por conta das altas temperaturas. Caso haja acordo durante a reunião, a suspensão das aulas pode ocorrer no final da onda de calor, que, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), começou no sábado (22) e deve perdurar até quarta-feira (26).
A Seduc também orientou as Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) a adotar ações conforme as condições locais de cada região, inclusive realizando visitas presenciais nas escolas para avaliar as condições de atendimento. As ações visam garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes e profissionais da educação durante o período de calor intenso.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online