Uma manga gigante, pesando 1,766 kg, foi colhida na propriedade de Ire e Noli Seger Pisoni, em Porto Mauá. O casal, que não imaginava obter frutos tão grandes, decidiu plantar a árvore há alguns anos depois que Ire consumiu uma manga comprada em um supermercado e resolveu germinar a semente.
A primeira frutificação ocorreu no início de 2024, quando apenas quatro mangas foram colhidas, a maior delas pesando 1,2 kg. Já neste ano, a produção surpreendeu, com seis frutas, entre elas exemplares de 1,550 kg e 1,354 kg. Outras ainda permanecem no pé, todas com tamanho expressivo.
O vizinho Ricardo Pasini colaborou com o desenvolvimento da planta, aplicando defensivos como Nativo e Cipermetrina. Ele também fez cinco tratamentos em sua própria propriedade, onde a mangueira carregou tanto que um dos galhos chegou a se partir devido ao peso das frutas.
Impressionados com o resultado, Ire e Noli decidiram plantar todas as sementes da manga colhida, da variedade Palmer. Para eles, além do tamanho, o sabor da fruta foi um dos maiores destaques.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Por Vilson Winkler