A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu, a partir desta terça-feira (11), todas as operações da Voepass, empresa formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas. A decisão, tomada em caráter cautelar, permanecerá em vigor até que a companhia comprove a correção de irregularidades identificadas em seus sistemas de gestão.
A suspensão ocorre após auditorias apontarem falhas na capacidade da empresa em atender às exigências da Anac para a manutenção da segurança operacional. A Voepass, que conta atualmente com seis aeronaves e opera em 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento, vinha sendo monitorada desde agosto do ano passado, quando um acidente aéreo deixou 62 mortos em Vinhedo (SP).
Desde então, a Anac impôs medidas como redução da malha aérea, aumento do tempo de solo para manutenção das aeronaves e mudanças na administração da empresa. No entanto, uma nova rodada de auditorias em fevereiro deste ano revelou a reincidência de falhas, descumprimento das exigências e degradação da eficiência do sistema de gestão da Voepass.
Diante da constatação de que a companhia não demonstrou capacidade de corrigir os problemas e garantir a segurança exigida, a Anac determinou a suspensão das operações até que a empresa comprove a retomada de padrões adequados.
Os passageiros afetados pelos cancelamentos devem procurar a Voepass ou as agências de viagem responsáveis pela venda das passagens para obter reembolso ou reacomodação em outros voos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper