O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que as empresas X (antigo Twitter) e Meta entreguem à Polícia Federal (PF) em até dez dias os dados de quatro contas mantidas pelo blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A medida inclui uma multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. A decisão atende a um pedido da PF e exige os dados cadastrais e os endereços IP usados para a criação dos perfis e conteúdos.
A determinação de Moraes é parte de um processo que investiga Allan dos Santos por sua suposta participação em forjar mensagens envolvendo a jornalista Juliana Dal Piva. Em junho do ano passado, o blogueiro publicou mensagens falsas em nome de Dal Piva, nas quais a jornalista mencionava um suposto plano de Moraes para prender o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Allan dos Santos está foragido desde 2021, e Moraes expediu um mandado de prisão contra ele no âmbito do inquérito das milícias digitais. O blogueiro reside nos Estados Unidos, que negou o pedido de extradição feito pelo Brasil.
As contas de Allan dos Santos na plataforma X estão suspensas desde fevereiro, atendendo a uma ordem do ministro do STF. No entanto, a empresa não enviou os dados solicitados, resultando na aplicação de uma multa de R$ 8,1 milhões.
O inquérito segue em andamento, com a Polícia Federal aguardando as informações para dar prosseguimento às investigações.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper