Durante um evento na Casa Branca para a apresentação de um novo caça das Forças Armadas, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que um "cessar-fogo completo na Ucrânia virá muito em breve". O republicano destacou que a influência dos EUA sobre a situação no país é essencial para a estabilidade global e sugeriu que seu governo tem um papel decisivo nas negociações pelo fim do conflito entre Rússia e Ucrânia.
"Sem os EUA, Vladimir Putin não estaria preocupado com a situação atual na Ucrânia", disse Trump. Segundo ele, o presidente russo não se importaria com o desfecho da guerra caso os Estados Unidos não estivessem liderando os esforços diplomáticos por um acordo de paz imediato.
Além das declarações sobre a Ucrânia, Trump voltou a criticar o que chamou de "desequilíbrio financeiro" dentro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Ele afirmou que, antes de sua segunda gestão, os EUA arcavam com a maior parte dos custos da aliança militar.
"Os EUA pagavam o custo de quase todos os países da Otan até eu chegar", disse o presidente, reforçando que seu governo pressionou os aliados a aumentarem seus investimentos em defesa. "A Otan é forte, mas devem nos tratar de maneira justa", completou.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper