O município de Alegrete, na Região Oeste do Rio Grande do Sul, foi duramente atingido por um temporal nesta quinta-feira (08), com rajadas de vento que chegaram a 93 km/h, segundo medição da estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). No entanto, há indícios de que a velocidade do vento tenha sido ainda maior em outras áreas da cidade e do interior.
Na zona urbana de Alegrete, uma estrutura na fachada de uma loja no Centro desabou com a força do vento. Em diferentes pontos do município, a chuva intensa causou alagamentos e transtornos. A Defesa Civil foi mobilizada para atender diversas ocorrências, incluindo a retirada de árvores caídas e a distribuição de lonas a moradores afetados.
O vendaval também provocou o bloqueio temporário da rodovia RS-377, entre Manoel Viana e Alegrete, após a queda de árvores sobre a pista, especialmente nas proximidades do Instituto Federal Farroupilha (IFFar).
Na área rural de Manoel Viana, os ventos provocaram destruição severa, especialmente na localidade de Lagoa Verde, onde construções foram total ou parcialmente danificadas. Um trabalhador rural, Luciano Silva, relatou o desespero vivido quando sua casa foi destruída. “Achei que fosse morrer”, contou, após o desabamento das paredes com a força da ventania.
Além dos ventos extremos, a região Oeste enfrentou chuva volumosa nas últimas horas. Entre a meia-noite e o meio-dia desta quinta-feira, a precipitação acumulada foi de 95 mm em Uruguaiana, 86 mm em Quaraí, 65 mm em Alegrete, 56 mm em Barra do Quaraí e 55 mm em São Gabriel.
A MetSul Meteorologia alerta que o risco de novos temporais segue elevado no Oeste, Centro e Sul do estado. A atuação de uma frente quente, que deve ser substituída por uma frente fria nesta sexta-feira (9), deve manter o cenário de chuva forte a intensa, com possibilidade de novos eventos severos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: MetSul Meteorologia