Offline
Apuração preliminar da DHPP indica legítima defesa de PMs na morte de agricultor em Santa Maria
Publicado em 04/07/2025 09:04
POLÍCIA
A morte do agricultor Valdemar Both, de 54 anos, durante uma abordagem do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BM) em Santa Maria, na última terça-feira, está sendo investigada como possível caso de legítima defesa. A informação é da Polícia Civil, que conduz o inquérito por meio da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Segundo a investigação preliminar, Valdemar teria erguido um machado e feito menção de investir contra os dois soldados envolvidos na fiscalização. Nesse momento, um dos policiais efetuou o disparo que atingiu o agricultor. O caso também é alvo de inquérito policial militar e, por decisão do comando, os dois PMs permanecerão afastados de suas funções por 40 dias.
“No momento, a linha investigativa é essa [legítima defesa]. Entretanto, é importante destacar que somente após o final da apuração será possível confirmar se foi isso, ou não, que de fato aconteceu”, afirmou o delegado Adriano De Rossi, responsável pelo inquérito, que deve ser concluído em até 30 dias.
De acordo com o Comando Ambiental da Brigada Militar, os policiais realizavam patrulhamento na zona rural de Santa Maria quando encontraram um estabelecimento que processava e comercializava produtos de origem florestal. Durante a fiscalização, foram localizadas uma serra circular, motosserras e grande quantidade de madeira e lenha. O proprietário não possuía licença ambiental de operação, nem autorização para porte e uso das motosserras.
Conforme a corporação, tais irregularidades configuram crimes ambientais previstos em lei. A guarnição iniciou então a lavratura do termo circunstanciado e a apreensão dos equipamentos, o que teria gerado a reação hostil de Valdemar Both.
O agricultor, natural de Vista Gaúcha, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, deixou esposa e um filho de 21 anos. Ele foi sepultado na quinta-feira em sua cidade natal.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online