A Polícia Civil do Rio Grande do Sul já contabiliza 1.954 pedidos de medidas protetivas feitos por meio da Delegacia Online, nesta sexta-feira (5), pouco mais de dois meses após o lançamento da ferramenta no estado. O recurso, em operação desde 24 de abril, foi criado para facilitar o acesso à proteção por parte de mulheres em situação de violência doméstica, agilizando o processo de solicitação e resposta das autoridades.
Segundo a diretora do Departamento de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), delegada Tatiana Bastos, os pedidos são tratados como prioridade e costumam ser analisados e deferidos em menos de 24 horas. “É fundamental procurar ajuda o quanto antes, para evitar a progressão da violência e minimizar o grau de risco. As medidas protetivas online são céleres e práticas. Há uma grande adesão das vítimas, que podem receber a medida em menos de um dia”, afirmou.
A solicitação pode ser feita diretamente pelo site da Delegacia Online, por meio do ícone “Delegacia de Polícia Online da Mulher RS”. Após registrar uma ocorrência, é possível requerer medidas como afastamento do agressor do lar, proibição de contato com a vítima e familiares, restrição de visitas a menores, suspensão de porte de armas e até pensão alimentícia.
Para efetuar o pedido, é necessário que a vítima possua conta ativa na plataforma
GOV.BR, o que garante maior segurança no envio dos dados e agilidade no atendimento. A cartilha com instruções completas sobre como solicitar as medidas também está disponível no site oficial da Polícia Civil.
A ferramenta digital representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra a mulher, proporcionando mais autonomia, rapidez e segurança para quem busca ajuda.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper