A Cooperativa cruz-altense Central Gaúcha Ltda. (CCGL) reafirma seu compromisso com o desenvolvimento regional ao distribuir, em 2024, R$ 158.376.037,05 em valor adicionado de ICMS gerado pela industrialização de lácteos. O montante foi repassado aos municípios que mantêm convênio com Cruz Alta, sede da indústria, de forma proporcional à quantidade de matéria-prima entregue por cada localidade.
A política adotada pela cooperativa contribui diretamente para o fortalecimento das prefeituras dos municípios produtores de leite, ampliando a arrecadação local e impulsionando investimentos em infraestrutura urbana e rural. O valor adicionado do ICMS pode ser utilizado em melhorias como recuperação de estradas, qualificação da mobilidade, além de reforçar os serviços públicos essenciais, como saúde e educação.
Segundo o presidente da CCGL, Caio Vianna, a iniciativa reforça os princípios do cooperativismo. “A geração do ICMS sobre o produto industrializado no município de Cruz Alta é democraticamente compartilhada com os demais municípios de origem da matéria-prima, na mesma lógica do sistema cooperativo, onde todos participam proporcionalmente à sua operação no negócio”, afirmou.
O retorno desse recurso aos municípios promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento, beneficiando não apenas os produtores rurais, mas toda a comunidade. A medida também consolida a CCGL como uma parceira estratégica na promoção do crescimento sustentável no interior do Rio Grande do Sul, fortalecendo os laços entre a indústria, os produtores e os consumidores.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: ASCOM CCGL