A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a Operação Toyo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no furto de caminhonetes Toyota Hilux no norte e centro do Rio Grande do Sul. A ação contou com a participação de aproximadamente 40 agentes das Delegacias de Sertão e Tapejara, com apoio das equipes de Ibirubá, DRACO, 2ª Delegacia de Polícia de Passo Fundo e Brigada Militar do 3º RPMon. A coordenação foi do delegado regional Schenkel.
Durante a operação, um homem foi preso em flagrante no interior de Ibirubá, na localidade de Linha Pulador Sul, por esconder uma caminhonete Hilux furtada horas antes na cidade de Tapejara. O veículo foi localizado pela polícia antes mesmo do proprietário tomar conhecimento do furto. No mesmo endereço, os policiais também apreenderam um Fiat Strada verde, que estaria sendo utilizado nas ações criminosas.
Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em Passo Fundo e um no interior de Ibirubá. A investigação teve início após dois furtos de Hilux registrados nas noites dos dias 28 e 30 de maio, nas cidades de Tapejara e Sertão, respectivamente. Conforme a Polícia Civil, os crimes seguiam o mesmo padrão de execução, com ação silenciosa e uso de tecnologia para burlar os sistemas de segurança dos veículos.
A Polícia Civil segue investigando a atuação da quadrilha e a possível ligação do grupo com outros furtos semelhantes registrados na região. Novas diligências e prisões não estão descartadas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: Rádio Uirapuru