No último sábado, 26 de abril, uma grande mobilização da Secretaria Municipal de Saúde garantiu a imunização de 694 pessoas acamadas e domiciliadas contra a gripe Influenza. A ação foi realizada pelas equipes das Estratégias de Saúde da Família (ESF), com o trabalho conjunto de profissionais de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da Atenção Primária à Saúde (APS). A vacinação foi feita de casa em casa, assegurando que as pessoas com dificuldades de locomoção pudessem receber a dose de proteção. O esforço contou com o apoio do Gabinete da Prefeita, das Secretarias Municipais de Habitação, Desenvolvimento Social, Educação e Saúde, além da 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), do SESC Cruz Alta, do Corpo de Bombeiros e do Exército Brasileiro.
A secretária municipal de Saúde, Sandra Davila, destacou que a vacinação contra a Influenza continua sendo realizada de segunda a sexta-feira nas salas de vacinação do município. Pacientes acamados e domiciliados que não receberam a dose no sábado podem entrar em contato com a unidade de saúde de referência para agendar a vacinação domiciliar. Nesta quarta-feira, 30 de abril, a Sala de Vacina da ESF Centro terá atendimento em horário estendido, das 18h às 21h. No mesmo dia, a ESF Penha promoverá uma mobilização na Quadra de Esportes do Júnior, na Rua Floriano Peixoto, nº 30, onde a comunidade de referência poderá se vacinar a partir das 13h30.
No sábado, 10 de maio, será realizado o Dia D de Mobilização Nacional contra a Influenza, das 9h às 17h. As vacinações ocorrerão nas unidades de saúde: ESF Toríbio Veríssimo, ESF Abegay, ESF Alvorada, ESF DNER, ESF Santa Rita, ESF Santa Terezinha, ESF Brum, ESF São José, ESF Jardim Primavera, ESF Vila Nova, ESF Penha, ESF São Genaro, ESF Progresso, ESF Acelino Flores, ESF Fátima, ESF Lizabel, ESF Vila Rocha, ESF Centro, ESF Boa Parada, ESF Bonini e ESF Vida Nova, além da Unidade Móvel, que estará na Praça Érico Veríssimo. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e convida a população a participar das próximas ações para garantir a proteção contra a gripe.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper