A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Saúde da Mulher e da Criança (CSMC), realiza no dia 02 de agosto, às 15 horas, no espaço Play Center, o 10º Mamaço Cruz-altense, evento que integra a programação do Dourado, mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao leite materno. Este ano, uma atividade de comemorar 10 anos de realização, marcando uma década de mobilização em torno do aleitamento materno como um ato de amor, saúde e cidadania. Isabel Villa Real, nutricionista, consultora em lactação e idealuzadira do evento, destaca que o Mamaço é mais do que um ato simbólico. "O Mamaço é uma ação que acontece desde 2016 aqui no município. Estamos comemorando 10 anos de história, e o nosso objetivo sempre foi om esmo: fortalecer o aleitamento materno e as redes de apoio, orientar as mães e sensibilizar toda a sociedade para a importância do aleitamento materno", comenta. A programação contará com apresentação da banda do quartel, com rodas de conversa, Chá de Comemoração dos 10 anos, entrega das bolsas de maternidade do projeto "Meu Bebê em Primeiro Lugar", além da participação das equipes das ESFs, PIM e Criança Feliz.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), criou o Agosto Dourado para ampliar a luta pelo incentivo ao aleitamento materno. A simbologia da cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, representando ouro na vida de uma criança — é alimento, proteção e vínculo.
Neste ano a campanha da Semana Mundial da Amamentação tem como tema: “Priorizar a amamentação: criar sistemas de apoio sustentáveis”. "A hora do Mamaço é simbólica — é o momento em que todas as mães se sentam, com seus bebês no colo, amamentando juntas, com liberdade e apoio. Um gesto de amor e coragem que inspira outras mulheres a fazerem o mesmo", ressalta Isabel. A Prefeitura de Cruz Alta convida toda a comunidade a participar do 10º Mamaço Cruz-altense, comemorando 10 anos de história desta importante ação local. Juntos, vamos fortalecer o aleitamento materno como um direito, um cuidado essencial e um pilar para o futuro das próximas gerações. Para participar é só procurar sua unidade de saúde e fazer a inscrição de participação. Juntos mudamos o mundo através da amamentação.