Em vídeo divulgado nas redes sociais, os vereadores Mateus Amaral e Airton Becker, da bancada do MDB na Câmara de Cruz Alta, cumpriram agenda oficial em Brasília com o objetivo de protocolar demandas estruturais do município junto a órgãos do Governo Federal.
A principal pauta apresentada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) envolve melhorias em rodovias estratégicas da região, com destaque para a duplicação da BR-158, conclusão de acessos e vias paralelas, além de reivindicações relacionadas à BR-377.
Os parlamentares também participaram de reuniões no Ministério da Saúde, Câmara dos Deputados e Ministério das Cidades, além de agendas voltadas ao fortalecimento do agronegócio, securitização de dívidas rurais e projetos de habitação e desenvolvimento urbano.
Vereador Mateus Amaral destaca demandas de infraestrutura
O vereador Mateus Amaral ressaltou os encaminhamentos feitos durante a viagem à capital federal:
“Estamos aqui em Brasília, juntamente com o nosso colega vereador Airton Becker, e acabamos de protocolar algumas pautas importantes do nosso município. Uma é a duplicação da 158 entre Cruz Alta e Santa Maria, que está intransitável, e outra pauta importante também é a conclusão ali do acesso às empresas SLC, juntamente com o hotel executivo, na via paralela entre a BR-158 e a 377. Essas demandas são de suma importância e temos mais duas demandas juntamente com o colega vereador.”
Airton Becker reforça pedido de melhorias nas rodovias
O vereador Airton Becker também detalhou as solicitações apresentadas ao DNIT e a relevância econômica das obras para a região:
“Então, como disse o presidente Amaral, viemos aqui junto ao DNIT também protocolar um pedido de providências quanto ao projeto de asfaltamento da BR-377, o trecho que liga Cruz Alta até Santa Tecla. Uma BR que faz muitos anos que aquela região toda solicita e vem auxiliar não só os produtores rurais da região, mas com a economia de todas aquelas cidades que compõem esse trecho. E também viemos aqui protocolar o pedido para a realização de um projeto das paralelas da BR-158, do trecho que liga o Gauchinho até o posto Pampiano, para que as empresas que estão se instalando naquela região consigam ter acesso a essa BR e trabalhar de uma maneira mais satisfatória.”
Representação em Brasília
Segundo os vereadores, a agenda teve como objetivo garantir que as principais demandas de infraestrutura de Cruz Alta sejam apresentadas diretamente aos órgãos federais, buscando avanços concretos em obras consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional.