Durante entrevista concedida à Rádio Cidade e ao Jornal Tribuna das Cidades, o vereador Hioran Cordeiro, da bancada do PP, destacou em seu pronunciamento na sessão ordinária da última segunda-feira, 18 de maio, a importância do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A data integra a campanha Maio Laranja, instituída pela Lei Federal nº 9.970/00, e tem como símbolo a flor gérbera, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a proteção da infância e da adolescência.
Durante a entrevista, o parlamentar ressaltou a gravidade do tema e a necessidade de conscientização da população.
“Nesta noite comentei sobre esse tema que é muito importante. É uma violência que acontece muitas vezes na nossa rua, nas escolas, no nosso bairro, às vezes nas praças, e às vezes dentro da própria família. Então, é um dia onde a gente alerta toda a população com relação ao abuso e à exploração infantil, e que é um crime, que deve ser denunciado no Disque 100”, comentou.
O vereador também chamou atenção para os números registrados em Cruz Alta, classificando-os como alarmantes.
“E os números de Cruz Alta são alarmantes. Nós temos 533 casos que estão sendo tratados, que estão trabalhando em cima desses casos, em três meses. Isso dá em torno de 177 casos por mês, em torno de seis casos por dia. Então, é bastante, ou seja, a cada quatro horas nós temos uma denúncia ou um trabalho do Conselho Tutelar para verificar a situação de abuso e de violência contra criança e adolescente”, afirmou.
Hioran destacou ainda a importância da participação da comunidade nas denúncias e na proteção das vítimas.
“Então, como eu digo, as crianças, elas são muitas vezes indefesas, e precisa de alguém e de muitas mãos para fazer um trabalho desse, para divulgar esse trabalho, para denunciar. Então, vizinho, amigo, professores, qualquer pessoa que vê um caso que pode ser abuso contra criança e adolescente, tem o Disque 100, onde você pode denunciar no anonimato. Então, é muito importante que a gente proteja essas crianças”, disse.
O parlamentar também comentou sobre os órgãos municipais que atuam no atendimento às vítimas e no enfrentamento à violência.
“Exatamente. Nós temos o CREAS, que trabalha contra a violência, tanto de criança, adolescente, mulher, pessoa idosa. E nós temos o Conselho Tutelar, que trabalha especificamente com a criança e adolescente. Então, para que isso aconteça, a gente tem que denunciar. Nós também tivemos aprovado nessa casa legislativa um projeto onde é proibido contratar a pessoa condenada por abuso ou violência contra criança, mulher, contra pessoa idosa e pessoa com deficiência. Então, o nosso mandato tem tentado fazer o melhor possível para principalmente pessoas em vulnerabilidade social e também questões de violência”, concluiu o vereador.
A orientação é que, ao presenciar ou suspeitar de casos de violência contra crianças e adolescentes, a população realize denúncias através do Disque 100, canal nacional de proteção aos direitos humanos.
Daniel Paulus Jornalista MTB 19879/RS