Em entrevista à Rádio Cidade e ao Jornal Tribuna das Cidades, o vereador Airton Becker destacou, durante a sessão ordinária da última segunda-feira (25), que acompanha de perto os desdobramentos do projeto de securitização das dívidas do agronegócio, atualmente em discussão no Senado Federal.
Segundo o parlamentar, o agronegócio é uma das principais bandeiras do seu mandato. Por isso, ele afirma estar atento ao andamento da proposta, que busca oferecer alternativas para que os produtores rurais possam renegociar dívidas e enfrentar as dificuldades enfrentadas pelo setor nos últimos anos.
Airton Becker ressaltou ainda a importância do trabalhador rural e lembrou que o dia 25 de maio marca o Dia do Trabalhador Rural.
“Dizer que hoje é muito importante, porque nesta segunda-feira, 25 de maio, é o Dia do Trabalhador Rural, uma data muito importante. A gente sabe que aquele homem do campo, o colono, o agricultor rural, é aquele cara que levanta cedo. Pode ter frio, pode ter calor. Não tem sábado, não tem domingo. Muitas atividades da agricultura, como a atividade leiteira, não têm dia da semana. O agricultor precisa levantar cedo para fazer o sustento da sua família, sustentar as pessoas que trabalham com ele, mas também sustentar a economia de uma cidade e de um país inteiro, como é o Brasil, que depende muito da agricultura e do agronegócio. E também não podemos esquecer que é ele quem coloca o pão na mesa da população. É o trabalho dele que leva alimento todos os dias para a mesa das pessoas. Infelizmente, estamos há mais de dois anos discutindo o endividamento da agricultura e a securitização”, afirmou.
O vereador também comentou sobre a agenda realizada recentemente em Brasília, juntamente com o presidente da Câmara, Mateus Amaral, em busca de apoio para os produtores rurais.
“Fomos a Brasília juntamente com o presidente Mateus Amaral, há alguns dias, junto com a Farsul e a Fetag, porque essa é uma luta que não é apenas do grande produtor. É do pequeno, do médio e do grande produtor, todos com o mesmo objetivo: buscar o alongamento dessas dívidas. Não é uma dívida que o produtor deixou de pagar porque quis. É uma dívida adquirida com a compra de insumos e sementes, mas que, na hora da colheita, acabou não conseguindo produzir, principalmente porque, nos últimos cinco anos, quatro foram de estiagem aqui no Rio Grande do Sul. Devido a isso, muitos produtores não conseguiram quitar seus compromissos”, explicou.
Airton Becker também destacou a expectativa em relação às discussões no Senado Federal e cobrou uma solução rápida para o setor.
“Esse projeto deveria ter avançado há cerca de 15 dias, quando estivemos na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal. Depois disso, o governo pediu mais tempo para apresentar uma proposta por meio de medida provisória, mas até agora nada foi apresentado. Esperamos que nos próximos dias venha uma solução definitiva, porque muitos produtores estão inadimplentes e, quando isso acontece, eles não conseguem mais acessar crédito bancário. Sem crédito e descapitalizados pelas perdas das safras, não conseguem investir em uma nova produção. Isso impacta não só o produtor, mas toda a cadeia econômica do município e do país”, disse.
O parlamentar ressaltou ainda que os prejuízos no agronegócio acabam afetando diretamente a economia das cidades.
“Isso vira uma bola de neve. Todos os setores da economia são importantes, todo trabalhador que gera renda é importante. Mas sabemos que, quando falta recurso na agricultura, isso impacta diretamente a cidade. Em Cruz Alta, grande parte das empresas está ligada ao agro, seja na prestação de serviços, nas revendas ou nas indústrias. Temos a CCGL, a Symbiose, a Yara, todas ligadas ao agronegócio. Quando o agro vai mal, a economia como um todo também sofre. E quando o agro vai bem, a economia acompanha”, comentou.
Ao encerrar a entrevista, Airton Becker afirmou que seguirá acompanhando os desdobramentos das discussões em Brasília e destacou o apoio de lideranças políticas ao setor.
“Mesmo antes de estar na Câmara, já acompanhávamos esse tema, principalmente no período em que estive à frente do Sindicato Rural. A própria FENATRIGO também é um importante espaço de debate sobre o agronegócio e a economia da cidade. Temos muito a agradecer ao deputado federal Pedro Westphalen, que sempre esteve à disposição quando o assunto é o agro. Foi dele o projeto inicial da securitização na Câmara Federal e ele segue acompanhando esse tema de perto em Brasília. Da mesma forma, o deputado estadual Rafael Braga sempre esteve ao nosso lado quando foi preciso. Esperamos que continuem nos ajudando nos próximos anos”, finalizou.
Jornalista Daniel Paulus MTB 19879/RS