Cruz Alta foi contemplada pelo Programa Brasil Digital, iniciativa que permitirá à população acompanhar gratuitamente, por meio de canal aberto, a programação da TV Câmara Cruz Alta e de importantes emissoras públicas do país.
O cadastramento do município no programa foi realizado em 2025, durante a gestão do vereador Gustavo Bilibio na presidência da Câmara de Vereadores, em parceria com a TV Câmara Cruz Alta. A proposta busca ampliar o acesso da comunidade à informação, à transparência pública e aos conteúdos institucionais produzidos pelos diferentes poderes.
Com a adesão ao programa, os cruz-altenses poderão assistir gratuitamente à programação da TV Câmara Cruz Alta, TV Senado, TV Câmara dos Deputados, TV Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e TV Brasil.
“Levar ainda mais transparência e informação a todos sempre foi uma bandeira do nosso mandato”, destacou Gustavo Bilibio.
Nesta semana, o vereador participou do Encontro da Rede Legislativa 2026, em Brasília, acompanhado por representantes da Foccus Filmes, produtora responsável pela TV Câmara Cruz Alta. Integraram a comitiva o coordenador técnico Bruno Keitel e a jornalista Bel Bucco.
O evento reuniu representantes de emissoras legislativas e gestores públicos de todo o país para debater novas tecnologias, estratégias de integração de conteúdos parlamentares, comunicação pública e os desafios da implantação da TV 3.0. Durante a programação, a comitiva recebeu oficialmente o documento que formaliza o convênio com a Rede Legislativa, entregue pelo deputado federal Cléber Verde, presidente da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados.
Representando o presidente da Câmara de Vereadores de Cruz Alta, Matheus Amaral, Bilibio destacou a importância do avanço para o município. Segundo ele, a atual presidência do Legislativo já sinalizou positivamente para o cumprimento das exigências técnicas necessárias à implantação do sistema.
Com a conclusão das etapas previstas, Cruz Alta deverá contar, em breve, com canais abertos dedicados à transmissão de conteúdos legislativos, educativos e institucionais em âmbito municipal, estadual e federal, ampliando o acesso da população à informação e fortalecendo a comunicação pública.
Com informações do gabinete do vereador Gustavo Bilibio
Daniel Paulus jornalista MTB 19879/RS