O município de Quinze de Novembro aderiu ao Programa Estadual de Proteção e Promoção dos Direitos das Mulheres, iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul voltada ao fortalecimento das políticas públicas para a população feminina.
O programa tem como objetivo promover a igualdade de direitos, incentivar a autonomia financeira das mulheres e ampliar as ações de prevenção e enfrentamento à violência de gênero.
Com a adesão, o município receberá R$ 32 mil em recursos estaduais, que serão destinados ao desenvolvimento de projetos, ações e atividades voltadas à proteção, valorização e fortalecimento das mulheres.
A assinatura do termo de adesão foi realizada pelo prefeito Marcos Petri no dia 17 de junho, durante o evento Varal Solidário, com a presença de vereadores. As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.
De acordo com a secretária Meridiana Gabriel, a equipe já trabalha na elaboração de projetos que visam fortalecer grupos de mulheres, promover campanhas de conscientização e ampliar a rede municipal de proteção e enfrentamento à violência de gênero. O planejamento também conta com a participação do assistente social do CRAS, Luciano Webber.
Na manhã desta segunda-feira (22), o prefeito reuniu-se com a primeira-dama Juliane Petri, representantes do Legislativo Municipal e integrantes da Coordenadoria da Mulher para discutir a aplicação dos recursos e definir as primeiras ações do programa.
Segundo a Administração Municipal, a adesão representa mais um avanço na construção de políticas públicas voltadas à promoção da igualdade, do respeito, da segurança e da autonomia das mulheres, fortalecendo a rede de apoio existente no município.
Fonte: Prefeitura de Quinze de Novembro