A Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, promove nesta segunda-feira, 29 de junho, a Conferência Municipal de Saúde. O evento terá início às 8h30, na Casa de Cultura Justino Martins, reunindo representantes do poder público, profissionais da área, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e a comunidade em geral.
Realizada a cada dois anos, a Conferência é um dos principais espaços de participação social na construção das políticas públicas de saúde. O encontro tem como objetivo debater as necessidades, prioridades e desafios do SUS no município, além de propor diretrizes para o fortalecimento da saúde pública.
Com o tema "Saúde, democracia, soberania e SUS: Cuidar do povo é cuidar do Brasil!", a programação será desenvolvida em quatro eixos temáticos: democracia, direito à saúde e soberania nacional; financiamento do SUS; desafios relacionados às emergências climáticas e à justiça socioambiental; e modelos de atenção, gestão e cuidado integral.
Além de promover o diálogo entre governo e sociedade, a Conferência reforça a importância da atuação do Conselho Municipal de Saúde e da participação popular na formulação e no acompanhamento das políticas públicas, contribuindo para a construção de um sistema de saúde cada vez mais humano, acessível e eficiente.
A organização destaca que a participação da comunidade é fundamental para fortalecer o SUS e definir, de forma coletiva, os rumos da saúde pública em Cruz Alta.
Fonte:Prefeitura de Cruz Alta