Offline
Publicidade
PUBLICAÇÕES LEGAIS
CRESOL
ODONTOTOP
Governador do Lions Distrito LD-4 destaca voluntariado e fortalecimento dos clubes durante visita oficial a Cruz Alta
Publicado em 27/07/2026 09:34
SOCIAL

O governador do Distrito LD-4 do Lions Clube Internacional para o ano leonístico 2026/2027, José Paulo Silveira, esteve em Cruz Alta na última sexta-feira (24), cumprindo uma agenda oficial que incluiu visitas aos meios de comunicação, reunião com a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto e encontros com os Lions Clubes Cruz Alta Centro e Cruz Alta Yuri Nazário Ribas.

Em entrevista à Rádio Cidade e ao Jornal Tribuna das Cidades, o governador afirmou que esta foi sua primeira visita ao município e destacou a receptividade encontrada durante o dia de compromissos.

"Cruz Alta nos encantou. É uma cidade bonita, organizada e com excelente qualidade de vida. O que mais chamou a atenção foi o espírito comunitário. As pessoas se conhecem, a imprensa é muito próxima das entidades e percebemos uma grande integração entre a comunidade e o Lions", afirmou.

Segundo José Paulo Silveira, a agenda faz parte das visitas oficiais realizadas aos clubes do distrito logo no início da gestão. Além da aproximação com a comunidade e com a imprensa, os encontros também servem para avaliar o funcionamento administrativo dos clubes e alinhar as metas para o novo ano leonístico.

Serviço comunitário como prioridade

O governador explicou que a principal missão da gestão é levar aos clubes as diretrizes estabelecidas pela presidência internacional do Lions Clube.

"O Lions existe por causa do serviço comunitário. Nossa principal missão é fortalecer as ações sociais desenvolvidas pelos clubes e ampliar a capacidade de atendimento às comunidades", destacou.

Outro desafio apontado é o fortalecimento do quadro associativo. Conforme Silveira, o crescimento do movimento depende da entrada de novos voluntários e da permanência dos atuais integrantes.

"Precisamos de mais pessoas dispostas a servir. O Lions é uma reunião de talentos. Cada voluntário contribui com aquilo que sabe fazer. Quanto mais pessoas participarem, maior será o impacto das ações sociais", ressaltou.

Oito causas globais e uma nova prioridade

Durante a entrevista, o governador apresentou as principais áreas de atuação do Lions Internacional, conhecidas como causas globais, que orientam os projetos desenvolvidos pelos clubes em todo o mundo.

Entre elas estão ações voltadas à visão, combate à fome, diabetes, câncer infantil, juventude, meio ambiente, ajuda humanitária em desastres e outras iniciativas sociais. Segundo ele, a saúde mental deverá se tornar oficialmente a nona causa global da organização.

"A doença mental é um desafio presente em qualquer lugar do mundo. Assim como acontece com as demais causas, o Lions pretende ampliar o trabalho nessa área", explicou.

Apesar das diretrizes internacionais, Silveira destacou que cada clube possui autonomia para desenvolver projetos conforme as necessidades locais.

Como exemplo, citou o Eco Lions, iniciativa desenvolvida em Cruz Alta voltada ao recolhimento e destinação correta de resíduos eletrônicos e materiais recicláveis, alinhando preservação ambiental e conscientização da comunidade.

Banco de projetos incentiva novas iniciativas

Uma das ferramentas utilizadas pela organização é um banco de projetos compartilhado entre os clubes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Segundo o governador, iniciativas bem-sucedidas podem ser registradas e replicadas por outros municípios.

"Cada cidade possui suas necessidades, mas boas ideias podem ser adaptadas. Esse compartilhamento fortalece o trabalho desenvolvido pelos clubes em toda a região", explicou.

Expansão do Lions e incentivo ao voluntariado

José Paulo Silveira também comentou que o Distrito LD-4 possui atualmente 64 clubes distribuídos em parte do Rio Grande do Sul, mas ainda existem cerca de 108 pequenos municípios da região noroeste sem uma unidade do Lions.

A intenção da governadoria é estimular a criação de novos clubes e ampliar a presença da instituição.

"O Lions precisa de pessoas que tenham vontade de servir. Não importa a profissão, importa o desejo de contribuir com a comunidade. Sempre há espaço para novos voluntários", afirmou.

Ele destacou ainda que integrar o Lions significa atuar de forma voluntária.

"Nós pagamos nossa mensalidade, participamos das ações e o maior retorno é a satisfação de ajudar quem precisa. É isso que nos motiva há quase quatro décadas."

Fundação Internacional poderá viabilizar novo veículo

Entre os projetos em andamento, o governador revelou que está sendo encaminhado um pedido de recursos junto à Fundação Lions Internacional para aquisição de um veículo destinado ao Banco de Alimentos de Cruz Alta.

O investimento poderá beneficiar aproximadamente 500 famílias, atendendo cerca de 2.500 pessoas por meio da distribuição de alimentos.

Segundo Silveira, a Fundação Lions Internacional já investiu aproximadamente R$ 1,5 milhão em projetos do Distrito LD-4 no último ano leonístico, contemplando hospitais e ações sociais em diferentes municípios da região.

"A fundação existe justamente para apoiar projetos que atendam às causas globais. Quando o projeto é bem elaborado e aprovado, os recursos chegam para beneficiar diretamente a comunidade", destacou.

Ao final da entrevista, José Paulo Silveira agradeceu o apoio da imprensa cruz-altense na divulgação das ações desenvolvidas pelo Lions.

 

"A imprensa é uma grande parceira. É ela quem leva até a comunidade o trabalho realizado pelos clubes e ajuda a mostrar a importância do voluntariado", concluiu.

 

Por Daniel Paulus - Jornalista mtb 19879/RS

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online