O Sport Club Internacional esteve em Cruz Alta nesta sexta-feira (6) e sábado (7) para realizar avaliações gratuitas de futebol destinadas a crianças e adolescentes de 7 a 15 anos. A atividade ocorreu no campo do Santa Fé (Cerfer), no bairro Ferroviário, reunindo jovens atletas do município e de cidades da região interessados em uma oportunidade de ingressar nas categorias de base do clube colorado.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, através do Secretário Luitmar Paes, do Secretário Adjunto Jorge Teixeira (Texa) e equipe, que contou com a presença do observador técnico do Internacional, Thiago Alegretti, responsável por acompanhar o desempenho dos participantes e identificar possíveis talentos para o futebol.

Durante a atividade de sexta-feira, voltada às crianças de 7 a 10 anos, aproximadamente 50 atletas participaram das avaliações no período da manhã. Conforme explicou Alegretti, os participantes foram organizados em equipes menores e em espaços reduzidos, permitindo que tivessem mais contato com a bola e pudessem demonstrar suas habilidades durante os jogos.
O observador destacou que o trabalho desenvolvido pelo Internacional também busca contribuir para a formação das crianças, valorizando a diversão e o desenvolvimento pessoal. Segundo ele, a observação em municípios do interior é importante para proporcionar oportunidades a jovens que, muitas vezes, não conseguem se deslocar até Porto Alegre para participar de avaliações.
Alegretti explicou que os atletas que se destacarem poderão ser convidados para uma nova etapa de avaliação diretamente no Internacional, junto ao grupo de sua respectiva categoria de base.

O profissional também deixou uma mensagem aos pais e responsáveis, ressaltando a importância de incentivar os filhos sem impor a eles a obrigação de seguir uma carreira no futebol. Para ele, é fundamental que as crianças continuem estudando, aproveitem a infância e, acima de tudo, sejam felizes praticando o esporte de que gostam.
O secretário municipal de Esportes, Lutimar Paes, destacou a importância da parceria com o Internacional e a oportunidade proporcionada aos jovens de Cruz Alta e região. Segundo ele, a distância da capital e as dificuldades financeiras de algumas famílias podem impedir que muitos atletas participem de avaliações em grandes clubes.
Com a realização da atividade no município, os jovens tiveram a possibilidade de serem observados por um clube de expressão nacional sem precisar viajar até Porto Alegre. Paes também ressaltou que a participação foi aberta a atletas de outros municípios da região, ampliando o alcance da iniciativa.

No sábado (7), a programação é destinada aos adolescentes de 11 a 15 anos, também a partir das 8h, no campo do Santa Fé.
A ação representa uma oportunidade para os jovens demonstrarem seu potencial e buscarem novos caminhos no futebol, aproximando o interior das oportunidades oferecidas pelas categorias de base de grandes clubes brasileiros.