Offline
Temporais causam alagamentos e danos no Sul do RS; instabilidade atingiu outras regiões na sexta-feira
Publicado em 07/12/2024 09:03
NOTICIAS
Fortes temporais atingiram o Sul do Rio Grande do Sul ao longo da sexta-feira (6), provocando alagamentos, quedas de energia elétrica e destelhamentos. O avanço da instabilidade, previsto pela MetSul Meteorologia, começou pela Campanha e pela fronteira com o Uruguai, intensificado pelas altas temperaturas registradas durante o dia.
Em Jaguarão, a chuva intensa acumulou 82 mm, resultando em alagamentos e inundações repentinas. No Chuí, foram registrados 30 mm, enquanto em Rio Grande o volume chegou a 26 mm. Ventos fortes também foram destaque: rajadas de 100 km/h na Barra do Chuí, 81 km/h em Rio Grande e 78 km/h em Jaguarão causaram queda de árvores e transtornos à população.
Em Rio Grande, a situação foi agravada por destelhamentos e alagamentos em vários pontos da cidade, com interrupções no fornecimento de energia elétrica. Instalações da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) também foram atingidas pelos ventos e chuvas intensas.
Durante a tarde, os temporais avançaram para outras regiões do estado. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, a chegada da instabilidade foi acompanhada por temperaturas elevadas, que chegaram a 34°C, potencializando os efeitos das tempestades.
A MetSul havia alertado para o risco de chuva intensa, raios, granizo e ventos localmente fortes, que poderiam causar danos em estruturas e quedas de árvores. Em várias cidades, ocorreram alagamentos devido à grande quantidade de chuva em curtos períodos.
O Rio Grande do Sul segue sob atenção para possíveis instabilidades climáticas, e a orientação é que a população continue acompanhando os avisos meteorológicos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Foto: Chegada do temporal na praia do Cassino (Rio Grande) | RAFAEL SOARES
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online