Na manhã desta sexta-feira (20), numa concorrida cerimônia, o Tenente-Coronel Ricardo Costa de Almeida Rêgo entregou o comando do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, uma das mais tradicionais do Exército Brasileiro, ao Tenente-Coronel Gildson Borges da Silva.
Após dois anos na Unidade o Tenente Coronel Ricardo Costa assumirá suas funções militares no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília.
Ao ser nomeado comandante do 29º GAC AP, o Tenente-Coronel Borges servia no Comando da 8ª Região Militar, sediada em Belém, no Pará. Ele foi promovido ao posto atual em 30 de abril de 2024.
Nascido em 30 de novembro de 1979, na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso, é filho de Dinamar Borges da Silva e do 1º Sargento Músico Antônio Gilberto da Silva. Oriundo do Colégio Militar de Campo Grande, incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 27 de fevereiro de 1999, ao ser matriculado na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, São Paulo.
Realizou o Curso de Formação de Oficiais da Arma de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), sediada em Resende, Rio de Janeiro, sendo declarado Aspirante a Oficial em 30 de novembro de 2003, e classificado no 29º GAC AP, em Cruz Alta.
Após servir brevemente em Brasília foi designado para realizar o Curso de Artilharia de Costa e Antiaérea na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, no Rio de Janeiro, em 2009. Retornou ao Rio Grande do Sul para atuar na guarnição de Uruguaiana entre 2010 e 2011.
O Tenente-Coronel Borges concluiu o Curso de Aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, no Rio de Janeiro, em 2012, sendo classificado no 3º Grupo de Artilharia Antiaérea, em Caxias do Sul.
Foi instrutor do Curso de Artilharia na AMAN, entre 2016 e 2017. Durante os anos de 2018 e 2019, realizou o Curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, retornando à AMAN para atuar como Instrutor Chefe do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) de 2020 a 2022.
Entre as principais condecorações recebidas pelo Tenente-Coronel Borges destacamos a Medalha Militar de Prata, a Medalha do Pacificador, a Medalha do Serviço Amazônico (Bronze), a Medalha Marechal Trompowsky e a Medalha Marechal José Pessoa.
É Casado com Francineli Borges, natural de Cruz Alta, ele é pai de dois filhos, Maria Eduarda e Pedro Miguel.