Um homem de 35 anos morreu após ser atingido por disparos da Brigada Militar durante um confronto em Encantado, no Vale do Taquari, na noite de domingo. O episódio teve início por volta do meio-dia, quando Jonata Renato de Souza, que estava em surto psicótico, tentou matar o pai com golpes de faca, no bairro Jardim do Trabalhador.
A vítima, de 53 anos, sofreu um ferimento próximo ao coração, mas recebeu alta após atendimento médico.
Policiais do 22º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados e tentaram negociar a rendição do agressor, que permaneceu trancado na residência, recusando o diálogo e ameaçando os agentes. Diante da resistência, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) foi chamado para auxiliar na ocorrência, que se estendeu por mais de 10 horas.
Por volta das 23h, Souza investiu contra o efetivo do Bope armado com uma faca, atingindo um policial antes de ser baleado. O soldado ferido foi levado ao Hospital de Encantado, passou por cirurgia e está fora de perigo.
Jonata Renato de Souza será sepultado às 18h30min desta segunda-feira, no Cemitério Santo Antão. A Brigada Militar segue apurando os detalhes da ocorrência.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper