A ponte de contêineres construída em Feliz, no Vale do Caí, foi levada pela elevação do Rio Caí nesta quinta-feira (2). A estrutura, que interligava os dois lados do município, entre as localidades de Picada Cará e Arroio Feliz, era a única alternativa de passagem para veículos pesados na região.
Financiada pela campanha
#ReConstruindoConexões, um esforço da comunidade para retomar a travessia após a inundação de maio, a ponte foi inaugurada em outubro. A obra visava restabelecer a conexão entre as áreas afetadas pela cheia e melhorar o acesso local.
O prefeito de Feliz, Junior Freiberger, lamentou o ocorrido, destacando o impacto regional: "Esse comprometimento da ligação se estende também para a ligação da RS-452 para a VRS-843, que liga o município de Feliz ao município de Linha Nova. Através disso, se percebe claramente que o impacto na malha viária acaba sendo regional, me arrisco a dizer que até estadual", afirmou o prefeito.
Agora, veículos pesados, como caminhões, precisarão desviar o trajeto por Vale Real ou Bom Princípio, o que resulta em um percurso adicional superior a 20 km. Veículos leves ainda conseguem passar pela ponte de ferro localizada no centro da cidade, mas a situação dificulta o tráfego e a logística local.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper