Offline
Estátua de Capitão Rodrigo Cambará é removida para ser refeita em Cruz Alta após críticas da população
Publicado em 04/01/2025 08:40
NOTICIAS
A estátua do Capitão Rodrigo Cambará, localizada na Avenida Plácido de Castro, em frente à rodoviária de Cruz Alta, foi retirada na manhã desta sexta-feira (3) para ser refeita pelo artista plástico Sérgio Coirolo, de Santa Catarina. A obra, inaugurada em outubro de 2020, foi entregue inacabada, resultado da pressa da gestão municipal da época em finalizá-la antes das eleições daquele ano.
Desde 2021, a Secretaria de Cultura e Turismo, sob a liderança de Shana Reis, tentava resolver a situação da estátua, que não agradou à população devido à falta de acabamentos e detalhes que comprometeram o resultado final. “Conversamos diversas vezes com o Sérgio para que ele viesse a Cruz Alta refazer a estátua. Ele demonstrava interesse, mas não tinha disponibilidade. Agora, conseguimos alinhar e, no dia 7 de janeiro, ele começará a nova escultura”, explicou Shana.
Outro ponto pendente era o pagamento integral da obra. O contrato firmado em 2019 não foi totalmente quitado. Com a entrega da nova estátua, o artista receberá o valor restante, encerrando as tratativas em torno do projeto.
A estátua, que homenageia o personagem de Erico Verissimo, foi alvo de críticas e desaprovação entre os cruz-altenses, que a descreveram como “feia” e “mal feita”. “A imagem é tão feia que parece que o Capitão está montado num burro doente”, afirmou um morador local que prefere não ser identificado. A expectativa é de que a nova versão da estátua esteja à altura do legado de Erico Verissimo, especialmente no ano em que se comemoram 120 anos do nascimento do escritor.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fotos: ASCOM Prefeitura Municipal
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online