Com a camisa 10 do Grêmio, o meia Cristaldo estará novamente em campo neste sábado, às 21h, para disputar mais um Gre-Nal. Será a quinta vez que o argentino enfrentará o Internacional, e ele entra em busca de seu primeiro gol no clássico mais emblemático do Rio Grande do Sul. Após uma temporada de destaque, em que se consolidou como protagonista da equipe, Cristaldo se tornou peça central no time de Gustavo Quinteros, que aposta na sua liderança para alcançar os objetivos no Campeonato Gaúcho.
No ano passado, o meia assumiu a responsabilidade de comandar a equipe após a saída de Luis Suárez, e o resultado foi positivo. Cristaldo terminou 2023 como artilheiro da equipe, com 13 gols marcados, além de ser líder em assistências, com seis passes para gols. Nesta temporada, ele segue em grande forma, com dois gols em quatro jogos pelo Gauchão, dividindo a artilharia com Braithwaite, Arezo e Monsalve.
A confiança do técnico Gustavo Quinteros em Cristaldo é evidente. Antes mesmo de assinar contrato com o Grêmio, o treinador destacou o camisa 10 como uma das peças fundamentais para o sucesso da equipe. "Seria fantástico que Cristaldo e Villasanti ficassem no Grêmio. São dois jogadores que são os melhores em suas posições no futebol brasileiro", afirmou Quinteros em sua coletiva de apresentação, reconhecendo o talento e a importância do meia para os planos do clube.
Cristaldo tem um bom retrospecto nos jogos disputados na Arena contra o Internacional, com 100% de aproveitamento. Na sua estreia, em 2023, ele deu a assistência para Vina marcar o primeiro gol da vitória gremista por 2 a 1. No segundo jogo, foi protagonista na vitória por 3 a 1. Contudo, nas três derrotas subsequentes, o meia não teve o mesmo desempenho. Em um dos confrontos, ele foi substituído ainda no intervalo após a derrota por 3 a 2 no Beira-Rio, e em outra partida, ficou no banco de reservas, assistindo a mais uma derrota por 3 a 2.
Pensando no clássico, Cristaldo foi preservado no jogo contra o Juventude na última quarta-feira, entrando apenas nos últimos minutos da partida para ganhar ritmo de jogo e estar 100% fisicamente para o Gre-Nal.
Neste sábado, de volta ao time titular, Cristaldo será peça fundamental para o Grêmio na busca por uma vitória crucial na Arena. Além de garantir a supremacia no clássico, o resultado poderá ser decisivo para definir o mando de campo nas fases finais do Gauchão. Com 10 pontos, o Grêmio precisa ultrapassar o Juventude e o Internacional para garantir a vantagem de jogar em casa nas próximas fases da competição.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper