Offline
Asteroide YR4 tem chance de atingir a Terra revisada para 1,5% em 2032
Publicado em 20/02/2025 16:04
NOTICIAS
O asteroide YR4, recentemente descoberto por astrônomos, agora apresenta uma chance de apenas 1,5% de colidir com a Terra em 22 de dezembro de 2032. A atualização vem após uma revisão da Nasa, que inicialmente havia calculado uma chance de 3,1%, a mais alta já registrada para um objeto celeste desde que a agência começou a monitorar potenciais ameaças há mais de 20 anos.
Com um diâmetro estimado entre 40 e 90 metros, o YR4 foi alvo de atenção mundial quando a Nasa divulgou, na terça-feira, a previsão preliminar de risco. Contudo, essa estimativa foi revista após novas observações realizadas com telescópios terrestres. A Nasa explicou em um blog na noite de quarta-feira que a nova avaliação reflete os dados mais recentes coletados.
A Agência Espacial Europeia (ESA) também revisou a estimativa, apontando agora um risco de 1,38%. Richard Moissl, chefe do escritório de defesa planetária da ESA, destacou que esse número ainda pode variar ligeiramente, mas a expectativa é que, em breve, o risco caia abaixo de 1%. Em comparação, no início dos anos 2000, o asteroide Apophis causou grande alvoroço na comunidade científica com uma chance de 2,7% de impactar a Terra em 2029, mas essa probabilidade foi rapidamente reduzida a quase zero.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online