Offline
Safra de arroz no RS avança com produtividade dentro do esperado, mas queda nos preços preocupa produtores
Publicado em 28/02/2025 09:37
NOTICIAS
A safra de arroz no Rio Grande do Sul segue dentro das projeções iniciais de produtividade, conforme o boletim conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado nesta quinta-feira (27). Apesar das adversidades climáticas ao longo do ciclo, como temperaturas acima da média e dificuldades na irrigação devido à estiagem, as condições mais favoráveis na reta final ajudaram a estabilizar as lavouras.
Com a redução da demanda evapotranspirativa das plantas e a ocorrência de chuvas pontuais, os reservatórios receberam recargas parciais, amenizando os impactos do déficit hídrico. Além disso, a valorização do cereal no período de plantio incentivou a ampliação da área cultivada em relação à safra anterior, fortalecendo a expectativa de uma colheita produtiva.
No entanto, a recente queda na cotação do arroz tem gerado preocupação entre os produtores, que temem dificuldades para cobrir os investimentos na lavoura. O avanço da colheita ainda ocorre em ritmo moderado, alcançando 6% da área cultivada, já que muitas lavouras ainda não concluíram o ciclo fenológico. A expectativa é que a operação acelere a partir de março, quando cerca de 30% das áreas estarão em maturação.
Atualmente, 43% das lavouras estão na fase de enchimento de grãos, 18% em floração e 3% ainda na fase vegetativa. A área efetivamente plantada foi reavaliada pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA) em 970.194 hectares, enquanto a Emater/RS-Ascar estima uma produtividade inicial de 8.478 kg/ha.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online