A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS) está promovendo, ao longo desta semana, a capacitação dos sindicatos sobre as mudanças na nova versão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). A atualização do sistema, chamado de CAF 3.0, começará a operar no dia 10 de março.
Segundo o vice-presidente da Fetag-RS, Eugênio Zanetti, a nova versão já está disponível para testes no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). Ele destaca que as mudanças são positivas, pois ampliam a integração da agricultura familiar com políticas públicas, indo além do acesso ao crédito.
O CAF 3.0 substitui o modelo anterior, que operava em uma plataforma considerada ultrapassada. Entre as melhorias anunciadas pelo MDA, estão a integração com registros de terras e renda, o cadastro automático para programas de Reforma Agrária e a ampliação do prazo de validade do documento – cinco anos para a região Norte e três anos para as demais.
A inscrição no CAF é essencial para que agricultores familiares possam acessar políticas públicas. Os interessados devem procurar uma entidade da Rede CAF habilitada para realizar o cadastro.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Correio do Povo