Uma avaria em um trem de manutenção na madrugada desta terça-feira (11) causou transtornos para usuários da Trensurb, especialmente no trajeto entre Novo Hamburgo e o Centro Histórico de Porto Alegre. A falha resultou na necessidade de troca de composições na Estação Farrapos, gerando superlotação e atrasos.
Passageiros que partiam da estação Novo Hamburgo precisavam descer na estação Farrapos e aguardar outro trem para seguir até a estação Mercado. Com isso, o tempo total de viagem aumentou de cerca de uma hora para mais de 1h45min. A alteração também gerou aglomeração na plataforma da estação Farrapos.
Moradora de Sapucaia do Sul, Leonice dos Santos, de 51 anos, relatou a dificuldade no deslocamento. "É um horror. A Trensurb só avisa quando estamos chegando aqui. O trem parou ao longo da viagem por muito tempo. Agora ainda vou ter que enfrentar toda essa fila e pegar um trem lotado. Ao menos já avisei minha chefe e ela disse que não tem problema", lamentou.
Em nota, a Trensurb informou que a falha ocorreu em um veículo de manutenção ao sul da Estação Farrapos e que a operação foi ajustada para minimizar os impactos. No trecho entre Novo Hamburgo e Farrapos, os trens circulam com intervalos de 10 minutos. Já entre Farrapos e Mercado, os intervalos são de 25 minutos.
Equipes técnicas trabalham para normalizar a operação o mais rápido possível.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper