A Brigada Militar do Rio Grande do Sul anunciou a abertura do concurso público para o cargo de soldado primeira classe, com um total de 1.200 vagas. As provas estão marcadas para o dia 8 de junho. O cargo oferece um salário inicial de R$ 5.944,85, com carga horária de 40 horas semanais, exceto no período do Curso Básico de Formação Policial Militar (CBFPM).
Do total de vagas, 984 são para ampla concorrência, 192 para pessoas negras, 12 para pessoas trans e 12 para pessoas indígenas, conforme o edital.
As inscrições estarão abertas a partir desta sexta-feira (21) e vão até o dia 22 de abril, às 17h, através do site da Fundatec, responsável pela organização do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 118,79, com pagamento até o dia 23 de abril.
O concurso será dividido em quatro fases:
Exame Intelectual: Prova objetiva com 50 questões, de caráter classificatório e eliminatório.
Exame de Saúde: Para os candidatos aprovados na primeira fase.
Exame de Capacitação Física: Para os candidatos aprovados na segunda fase.
Exame Psicológico: Com testagem coletiva e entrevista individual.
A prova objetiva será realizada nos municípios de Porto Alegre, Cachoeirinha, Canoas, Novo Hamburgo e São Leopoldo. Serão aprovados os candidatos que obtiverem, no mínimo, 60 pontos no total da prova e, ao menos, 20% de acertos em cada matéria.
Calendário completo do concurso
Inscrições: 21 de março a 22 de abril
Pagamento da taxa: Até 23 de abril
Data da prova: 8 de junho
Com informações: Jornalista Fernando Kopper.