Offline
Após um mês de intercâmbio no Canadá, jovem de Cruz Alta relata aprendizados no agronegócio internacional
Publicado em 30/04/2025 10:10
NOTICIAS
Há pouco mais de um mês no Canadá, o jovem Bernardo Machado, de 19 anos, natural de Cruz Alta, segue imerso na rotina de estudos e atividades práticas do programa internacional Young Farmers. A iniciativa é promovida pela Comissão de Jovens Empresários Rurais da Farsul, em parceria com a Bayer, e tem como objetivo capacitar jovens líderes do agro brasileiro em um dos mercados mais desenvolvidos do mundo.
Bernardo embarcou em 28 de março e desde então tem vivenciado uma intensa troca de experiências com outros 17 brasileiros selecionados para o programa, que tem duração de seis meses. Estudante de Agronomia na Universidade de Cruz Alta (Unicruz) e atuante na Granja Delta, propriedade da família, ele destaca o quanto a vivência no exterior tem ampliado sua visão sobre o agronegócio.
"Estou no meio da agricultura desde o berço. Essa experiência tem sido fundamental para aprimorar o inglês, conhecer novas tecnologias e me preparar para desafios internacionais. Aqui no Canadá, aprendemos diariamente com uma agricultura de ponta e com a diversidade cultural do país", afirma o jovem.
Ele também reforça o compromisso de compartilhar os conhecimentos adquiridos com sua comunidade e com os colegas da Comissão Jovem do Sindicato Rural. "Quero trazer ideias novas, soluções práticas e contribuir para a evolução do agro na nossa região", declarou.
A coordenadora da Comissão de Jovens Empresários Rurais da Farsul, Amanda Rosado, celebra a evolução de Bernardo ao longo do programa. “É gratificante acompanhar o desenvolvimento dele. Esperamos que ele seja um multiplicador do que está aprendendo e inspire outros jovens a se engajarem no fortalecimento do campo com inovação e responsabilidade", disse.
O intercâmbio segue até setembro e contempla aulas, visitas técnicas e atividades em propriedades rurais e instituições ligadas ao setor agrícola canadense. A expectativa é que a vivência internacional fortaleça o protagonismo dos jovens do agro gaúcho frente aos desafios globais do setor.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online