Na manhã desta quinta-feira, 19, um míssil iraniano atingiu o Centro Médico Soroka, o principal hospital do sul de Israel, causando danos extensos e ferindo diversas pessoas. A unidade, que conta com mais de mil leitos e atende aproximadamente 1 milhão de residentes da região, foi parcialmente destruída, segundo nota oficial. O pronto-socorro recebeu diversos feridos leves e o hospital foi fechado para novos atendimentos, exceto casos com risco de morte.
Imagens transmitidas pela mídia israelense mostram janelas quebradas e intensa fumaça preta saindo do hospital, localizado em Be’er Sheva. Além do ataque ao Soroka, outro míssil atingiu um edifício alto e vários prédios residenciais próximos a Tel-Aviv. Segundo o serviço de resgate israelense, pelo menos 40 pessoas ficaram feridas nos ataques desta manhã.
Os disparos fazem parte de uma nova escalada do conflito entre Irã e Israel, que já entra no seu sétimo dia. Como retaliação, forças israelenses realizaram bombardeios contra o reator de água pesada de Arak, uma das principais instalações do programa nuclear iraniano.
O primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, condenou os ataques iranianos, declarando: “Exigiremos o preço total dos tiranos em Teerã”. De acordo com autoridades israelenses, o Irã lançou centenas de mísseis e drones nos últimos dias. A maioria foi interceptada pelas defesas aéreas de Israel, mas algumas ogivas conseguiram atingir alvos estratégicos.
O ataque direto a um hospital marca uma nova e grave fase da guerra, com alvos civis sendo atingidos e os riscos humanitários se ampliando em ambos os lados do conflito.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper