Na noite desta terça-feira, 08/07, na Arena, o Grêmio confirmou o favoritismo e conquistou pela quinta vez a Recopa Gaúcha ao vencer o São José por 2 a 0. Com um bom primeiro tempo, o Tricolor construiu a vitória com gols de Alysson e Amuzu e garantiu mais um troféu para sua galeria. No domingo, o time volta a campo pelo Brasileirão, diante do Cruzeiro, em Belo Horizonte.
Desde os minutos iniciais, o Grêmio dominou as ações ofensivas. Com jogadas trabalhadas pelas laterais, a equipe comandada por Mano Menezes encontrou espaço principalmente pelo lado esquerdo, com Amuzu sendo o destaque nas primeiras chegadas. Aos 15 minutos, o Tricolor abriu o placar com uma bela jogada ensaiada: após escanteio, Dodi lançou Alysson, que bateu com categoria para fazer 1 a 0.
Pouco depois, aos 21, Alysson voltou a aparecer com protagonismo, desta vez como garçom. Ele cruzou rasteiro pela direita para Amuzu, que pegou de primeira e ampliou para 2 a 0. O domínio gremista continuou, e o placar poderia ter sido ainda mais elástico. Aos 41, Arezo sofreu pênalti, mas Cristaldo parou em grande defesa do goleiro Fábio Rampi.
Na etapa complementar, o São José voltou mais ofensivo e quase descontou com Venício, que parou em boa defesa de Tiago Volpi. O Grêmio, por sua vez, teve chances com Arezo e Pavon, mas não conseguiu ampliar. Mano Menezes aproveitou a vantagem para dar rodagem ao elenco, colocando em campo nomes como Monsalve, Edenilson, Pavon e André Henrique.
Nos minutos finais, o Tricolor manteve o controle da partida e ainda criou oportunidades para fechar a conta. Aos 44, Monsalve serviu André Henrique, mas o goleiro do Zequinha voltou a salvar. Com o apito final de Lucas Horn após os acréscimos, o Grêmio celebrou o pentacampeonato da Recopa Gaúcha sob os aplausos da torcida.
Agora, o foco do Tricolor se volta ao Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Cruzeiro no próximo domingo (14), em Belo Horizonte, pela 13ª rodada da competição.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper