A Polícia Civil de Ijuí emitiu um alerta nesta semana sobre um novo golpe que tem como alvo preferencial empresários da região. Estelionatários estão se passando por membros de facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas, entrando em contato com as vítimas e afirmando falsamente que elas teriam denunciado “seus guris” à polícia.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos utilizam dados obtidos na internet, como nome completo, endereço da empresa e outros detalhes pessoais, para dar credibilidade à ameaça. Após intimidar a vítima, o golpista exige uma suposta “compensação financeira” pelos prejuízos causados por uma suposta perda de drogas.
Em alguns casos, os estelionatários chegam a enviar vídeos em que aparecem homens encapuzados e armados, afirmando estar prontos para “resolver a situação”, numa tentativa de causar pânico e pressionar o pagamento imediato.
A Polícia orienta que, em hipótese alguma, valores sejam transferidos. Em caso de ameaças ou dúvidas, a vítima deve procurar imediatamente a Delegacia de Polícia Civil de Ijuí para registrar ocorrência e receber as orientações adequadas.
As autoridades reforçam que se trata de um golpe de extorsão e que nenhuma facção criminosa está envolvida de fato. Trata-se de uma tática criminosa para obter dinheiro por meio de medo e intimidação.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Rádio Progresso de Ijuí